Marcelo Ferla

Entre outras coisas, Zach Braff tem transtorno obssessivo-compulsivo, interpretava o protagonista de Scrubs, atuou como dublador em Chicken Little e Kingdom Hearts II, escreveu, dirigiu e estrelou o filme Garden State, que foi produzido pelo Danny DeVito, teve locações em New Jersey, tem Natalie Portman no elenco e recebeu o Grammy de Melhor Compilação de Trilha Sonora para um Longa-Metragem – com The Shins, Nick Drake, Iron & Wine…

Mas tem outra coisa sobre Zach Braff, que nem ele sabe: o ator e diretor foi bem importante para Ponto Zero. Acontece que no seu longa tem uma cena em que chove torrencialmente sobre um ônibus, assim como no filme que teve a Gabi como responsável pelo som direto, este mesmo sobre o qual estou escrevendo.

– A maior dificuldade do Ponto Zero é captar som direto na chuva, conta a Gabi.

– Pesquisei filmes semelhantes e encontrei uma boa solução em Garden State: usamos grama sintética em cima do ônibus para amenizar o som.

Além disso, Gabi adquiriu microfones resistentes à água, e embora tenha perdido dois temporariamente (porque entrou água demais), resolveu o seu principal problema do filme.

Aliás, com doze longa-metragens e mais de 40 curtas no currículo, Gabi tem uma característica paradoxal para quem trabalha com som direto: ela é a pessoa mais silenciosa do set.