O diretor

O cineasta José Pedro Goulart é também jornalista. Gestor de atividades criativas desde que foi diretor de programação da TVE RS, nos anos 80, foi cofundador da Casa de Cinema de Porto Alegre e da produtora Zeppelin. Atualmente dirige a Minima, empresa multiplataforma que produz cinema, séries de TV e publicidade, e tem uma web radio e uma editora de livros.

Com quatro livros publicados, foi colunista por 15 anos do jornal Zero Hora e da precursora revista Terra Magazine. É também realizador de filmes publicitários – em 2004, foi considerado o melhor diretor do Brasil, destacado pelo prêmio Folha/Meio & Mensagem.

Dirigiu o histórico registro em vídeo Tangos e Tragédias na Praça da Matriz e o espetáculo musical Onde está o Amor?, de Nico Nicolaiewsky.

Como cineasta, foi um dos protagonistas da chamada “Primavera do Curta Brasileiro”. Dirigiu filmes como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (junto com Jorge Furtado) e O Pulso, ambos largamente premiados em festivais nacionais e estrangeiros, e o episódio “Sonho”, do longa Felicidade É. Produziu, entre outros, o documentário O Cárcere e a Rua, de Liliana Sulzbach.

Em 2015, concluiu o filme Ponto Zero, sua estreia em narrativas longas.