Marcelo Ferla

Praticamente todo mundo do set usa galochas pra poder meter o pé na água. Porque no filme ou chove ou o Martão faz chover. O tempo todo.

E tem as capas de chuva também. Eu não peguei galochas com a produção, nem levei as que tenho em casa. Elas estão guardadas há mais de um ano, depois de terem sido usadas em outro trabalho, casualmente no prolongamento de uma das ruas em que Ponto Zero é rodado. Toda vez que as vejo em meu armário de calçados penso que são um estorvo. Afinal, porque eu iria usar galochas novamente? Jamais pensei que precisaria delas exatamente um ano depois. Finalmente, minhas galochas não seriam inúteis. Se não as deixasse mofando no armário…

Foi na diária 17 que eu resolvi acompanhar uma das cenas ao lado do Zé Pedro, sob chuva artificial. Eu estava sem galochas, claro, mas como a chuva artificial é controlada, bastava me afastar dos pontos em que ela cairia. O problema é que veio uma chuva torrencial de verdade, e o banho foi inevitável. O meu e o do Zé, que também não usa galochas. A diferença a meu favor é que eu tinha pedido uma capa de chuva antes de a cena rodar. Aliás, com a luz noturna, ver o set inteiro usando capas de chuva transparente sugere um filme de ficção científica. É uma cena deveras interessante, sobretudo naquela noite, em que a produção fora montada perto de silos gigantes. Daria um conto de Philip K. Dick.

Sem galocha e sob a forte chuva, encharquei os pés com meus velhos tênis All Star pra ver o ônibus passar. Era essa a cena, mas cenas de cinema se repetem muitas vezes quando estão sendo feitas. Se os ônibus da Carris passassem tantas vezes naquela rua, o transporte público em Porto Alegre seria melhor. O ônibus passava, a chuva chovia, o Zé se molhava todo e eu encharcava os pés, mas só os pés, por conta da capa. Ou melhor, era o que eu achava até perceber que tinha pego uma capa tamanho P, que me protegia até…o joelho.

Quando o ônibus parou de passar, descobri que eu podia ter visto tudo de dentro dele, e enquanto a noite passava, meus pés encharcados continuavam encharcados e a barra das calças jeans tão molhadas que eu parecia estar usando pesos nos tornozelos. O Zé foi pra casa trocar de roupa. Eu fiquei no set. No outro dia, levei minhas galochas e peguei uma capa tamanho G. Mas nunca mais choveu de verdade.